Distrito 4780- Santiago/RS




Rotaract Club
é um programa internacional do Rotary, que congrega jovens de 18 a 30 anos de idade que acreditam que podem construir um mundo melhor.

sábado, 16 de abril de 2011

Serviços às Novas Gerações- Mensagem do Presidente do Rotary International


A maioria dos rotarianos sabe que, por muitas décadas, o Rotary operou com quatro Avenidas de Serviços: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais. No entanto, no Conselho de Legislação de 2010 algo inesperado aconteceu: uma proposta para a criação da quinta Avenida de Serviços, que já tinha sido rejeitada em Conselhos anteriores, foi aprovada.

A nova Avenida é chamada Serviços às Novas Gerações, e há uma certa confusão e preocupação sobre o impacto dessa mudança. Como o proponente da emenda não preencheu uma declaração de apoio, não temos uma explicação por escrito que justifique a proposta. Contudo, parece-me que o propósito e efeito estão relacionados a um maior enfoque nos programas pró-juventude do Rotary.

Os programas Interact, RYLA, Rotaract e Intercâmbio de Jovens são alguns dos melhores do mundo em sua categoria. Porém, por terem sido divididos entre Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais no âmbito de clubes e distritos, a coordenação de tais programas ficou ainda mais difícil. A mudança para cinco Avenidas de Serviços fará com que cada clube e distrito tenha um único diretor ou coordenador responsável por supervisionar e promover os programas do Rotary voltados aos jovens.

Nosso trabalho com a juventude tem duas vantagens. Em primeiro lugar, a exposição dos participantes aos Valores do Rotary – companheirismo, serviços humanitários, integridade, diversidade e liderança. Em segundo, a lembrança positiva do Rotary, o que frequentemente motiva os jovens a se associarem a Rotary Clubs. Para ajudar no recrutamento dos participantes desses programas, estamos elaborando planos para registrar os nomes e e-mails dos jovens a fim de mantermos contato depois de terem deixado os programas pró-juventude.

Na realidade, o Conselho de Legislação de 2010 não criou nenhum programa diferente. O acréscimo da quinta Avenida de Serviços, no entanto, contribuirá para tornar os programas voltados aos jovens ainda Maiores, Melhores e Mais Fortes, fazendo com que mais participantes se afiliem a Rotary Clubs. Uma situação em que todos saem ganhando!

Ray Klinginsmith,
Presidente do RI

Nenhum comentário:

Postar um comentário