Distrito 4780- Santiago/RS




Rotaract Club
é um programa internacional do Rotary, que congrega jovens de 18 a 30 anos de idade que acreditam que podem construir um mundo melhor.

domingo, 12 de setembro de 2010

Liderança Sustentável


Revista Brasil Rotário-Coluna do Diretor do Rotary International- Antônio Hallage

Liderança sustentável implica em melhorias. Representa mais do que fazer as coisas durarem e se manterem ao longo do tempo. Não significa apenas números. O líder sustentável se envolve, cria motivação e espalha ideias, promove perpetuidade. Desenvolve responsabilidade compartilhada, que não só conserva e desenvolve os recursos, mas se ocupa em evitar danos futuros através de objetivos ou conquistas do presente. No Rotary, a liderança sustentável é constituída por um envolvimento ativo, educativo e evolutivo em relação à comunidade, ao ambiente profissional e ao ambiente interno do clube, distrito e âmbito internacional. Alguns princípios da liderança sustentável no Rotary devem ser constantemente analisados por cada um de nós.

1. A liderança sustentável cria e preserva o que desenvolvemos ou criamos
Ao nos dedicarmos a um novo projeto que atinja uma parcela da comunidade a que servimos em nossa área de ação, é importante aprendermos, durante sua execução, que devemos realizá-lo pensando na sua perenidade e autoalimentação. Cada detalhe importa e deve ser cuidado com muito carinho e dedicação.
2. A liderança sustentável garante o sucesso ao longo do tempo
O processo sucessório da liderança, por exemplo, é um grande desafio. Cada rotariano ou rotariana que ocupa uma posição de liderança deve envolver-se na preparação do sucessor. Não adianta ser o campeão naquele ano e ver o esforço dos que o antecederam e o seu próprio não ser propagado aos substitutos.
Embora o processo sucessório possa estar carregado de aspectos emocionais relacionados a expectativas e planos realizados ou frustrados, ele deve ser iniciado no dia da posse. Neste momento do ano em que se dá a transição de lideranças, como folhas de árvore que caem periodicamente para dar lugar a nova folhagem, flores e frutos, nos clubes e distritos, em nível regional e internacional, é importante a conscientização sobre este aspecto fundamental de promoção das futuras lideranças.

3. A liderança sustentável sustenta a liderança de outros
Uma forma de um líder deixar seu legado é garantir que ele seja desenvolvido e compartilhado com outros. Não podemos, portanto, nos dar ao luxo de ser superficiais nem deixar marcas indeléveis. Muitas vezes ao iniciar nosso trabalho podemos nos deparar com dificuldades e contradições. Compreendendo a posição dos que insistem no contraditório e trazendo-os para comprender as razões que nos animam, estaremos ao mesmo tempo deixando um verdadeiro legado e promovendo a liderança desses que inicialmente não entendiam nossos motivos e passam a adotar nossas posições por suas razões e não pelas nossas.

4. A liderança sustentável tem caráter desenvolvimentista
Ao promover o reconhecimento às conquistas compartilhadas, deve-se ter como objetivo o desenvolvimento de outros e de outras conquistas, além de motivar o surgimento de novos talentos.
O Rotary deve transformar jornadas gastronômicas em jornadas de ação e continuar a reconhecer, sim, mas distinguir os talentos postos a servir e trabalhar por uma causa útil e progressista. O líder sustentável é aquele que cuida dos seus liderados e os apoia para que se desenvolvam o suficiente para cuidar de si mesmos e realizar o melhor serviço de que forem capazes.

Liderança e equilíbrio
Em resumo, líderes comprometidos com a sustentabilidade de sua ação a desenvolvem pela forma como abordam, comprometem, motivam e desenvolvem aqueles com que estão em contato. O desenvolvimento sustentável da liderança consiste em suprir as necessidades da geração presente sem afetar as habilidades das gerações futuras de suprir as suas. Este desenvolvimento também implica na aceitação com naturalidade das responsabilidades – que devem ser exercidas de forma exemplar – advindas da posição de liderança.

Novamente relembrando, não estamos falando apenas em números, estatísticas e limites de tempo, pois muitos resultados provenientes de uma liderança sustentável virão a médio e longo prazo. É a busca de um equilíbrio ideal entre os seus objetivos no exercício da liderança e o que esperam de você, o que deve ser levado em conta. Desse equilíbrio estável resultará o crescimento com sucesso, a adaptação aos novos tempos, à nova comunidade, aos novos desafios. Olhar de frente os fatos e fazer escolhas críticas. Nunca o que se faz e as decisões que se tomam numa posição de liderança são óbvias para todos na organização.
Aos novos líderes do Rotary que quiserem exercer por meio de sua ação responsável uma liderança sustentável, não é demais lembrar que O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário