Distrito 4780- Santiago/RS




Rotaract Club
é um programa internacional do Rotary, que congrega jovens de 18 a 30 anos de idade que acreditam que podem construir um mundo melhor.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"É hora de agir"



Por: Cássio Lavarda

Há um ditado que diz: "Faça o bem sem olhar a quem, porque o obrigado nem sempre vem". Além de tomar isso como um lema pessoal a cada dia de nossas vidas, devemos demonstrar sempre nossa mais profunda gratidão a todos que, de alguma forma, apóiam moral ou financeiramente nossos projetos e objetivos. Num mundo onde milhares de pessoas vivem à margem da mais absoluta miséria e pobreza, temos a nobre missão de administrar nossos recursos com sabedoria e responsabilidade.

  Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Rotary nos dá a oportunidade de colocarmos nossa criatividade em ação, de pensarmos em projetos simples que façam a diferença em nossa comunidade, mas que não dependam sempre de fundos, doações ou investimentos. A escassez de recursos financeiros nunca pode se tornar um fator limitante em nossas atividades, nem seja um motivo de desânimo ou preocupação, mas sim uma inspiração para que façamos o melhor com o que temos e para que pensemos além das possibilidades que já cogitamos.

  É louvável, por exemplo, que se dê de comer aos que tem fome ou de vestir aos que tem frio. Mas se a caridade fosse tão somente isso, aqueles que mais necessitam ou que quase nada possuem de bens materiais estariam então impedidos de auxiliar seus semelhantes. Mas sabemos que não é assim. Todos podemos contribuir para melhorar o mundo à nossa volta; basta conhecermos bem a nós mesmos.

Devemos criar sugestões de projetos pensando nas coisas de que mais gostamos, não importa o que seja: ler, desenhar, praticar esportes, jogar vídeo-game, plantar árvores, colecionar selos... Nossas profissões e nossos gostos pessoais nos ajudam a desenvolver talentos únicos. Pensem naquilo que os motiva e que atrai seu interesse, nos assuntos que melhor conhecem e naquilo em que são realmente bons. Sempre temos algo de útil para ensinar aos outros, tanto quanto temos a aprender com eles.


Mais importante do que aquilo que fazemos para os outros, é a intenção com a qual fazemos. Façamos tudo sempre de coração aberto, lembrando que muitas vezes, nossa atenção e nosso carinho se fazem mais necessários aos nossos semelhantes, do que qualquer outro tipo de ajuda física ou material que possamos dar a eles.




Desta forma, peço, companheiros e companheiras, para que jamais subestimem a si mesmos. Todos sabemos que heróis com super poderes só existem na ficção. O mundo é feito de pessoas simples e comuns, como eu e vocês, mas muitas destas pessoas já deixaram seus nomes na história apenas por preferirem agir ao invés de cruzar os braços e esperar. Caros amigos, se alguma vez lhes disserem "água", não se restrinjam a pensar numa única gota ou num simples copo; tampouco se dêem por completamente satisfeitos com uma cachoeira. Imaginem um oceano e tenham apenas o céu como limite para o que pode estar mais à frente.

Cássio Lavarda é membro do Rotaract Club Terra dos Poetas. Para ler mais textos de sua autoria visite: http://caminhosdafloresta.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário