Distrito 4780- Santiago/RS




Rotaract Club
é um programa internacional do Rotary, que congrega jovens de 18 a 30 anos de idade que acreditam que podem construir um mundo melhor.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que realmente significa ser um líder?

O que realmente significa ser um líder? Pelo que podemos ver a maioria das instituições, governos, empresas de grande porte e outras organizações centralizam o que eles querem e não o que o mundo precisa. Isso não é um exemplo de verdadeira liderança.

A verdadeira liderança é a sua habilidade de inspirar pessoas a agir. Significa conquistar por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas… E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.

Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter. E o que é caráter? É o seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja. Faça desse compromisso uma rotina. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino. O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter.

O verdadeiro líder se preocupa muito mais com o próximo e só depois com ele mesmo. Há dois caminhos a serem seguidos para uma trajetória de liderança. O primeiro é viver uma vida rodeado de egoísmo e explorar as pessoas próximas para beneficio próprio. Temos um resultado devastador, guerras, destruição e sofrimento. A segunda forma de liderar é aonde você pode espalhar amor, vida, esperança e sabedoria. Há exemplos no mundo atual dos dois casos. O que você tem que decidir é qual líder deseja ser nos próximos anos.

Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta, certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor.

Penso que uma verdadeira mudança na consciência do mundo está muito perto. As pessoas que conhecem seu próprio potencial e passam um exemplo de bondade e amor ao mundo, ajudaram a tornar o mundo cada vez melhor.

Rafael Galdino.


Texto retirado do site:

http://www.artigonal.com/marketing-pessoal-artigos/qual-e-a-verdadeira-lideranca-763096.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário