Distrito 4780- Santiago/RS




Rotaract Club
é um programa internacional do Rotary, que congrega jovens de 18 a 30 anos de idade que acreditam que podem construir um mundo melhor.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Por que ser um Rotaractiano?


Amizade

Em um mundo cada vez mais complexo, o Rotaract satisfaz a uma das necessidades mais básicas dos seres humanos: a de amizade. Esta é uma das duas razões pelas quais o Rotaract foi fundado em 1968.

Contatos Profissionais

Este foi o segundo motivo do surgimento do Rotaract. Todo jovem precisa de uma rede de contatos. O Rotaract representa um corte transversal das profissões de uma comunidade, pois os rotaractianos estão envolvidos em todos os ramos comerciais e profissionais, e ajudam-se uns aos outros.

Crescimento Pessoal e Profissional

O envolvimento com o Rotaract favorece o crescimento pessoal na área de relações humanas. Espera-se que todo rotaractiano envolva-se com a melhoria de sua profissão ou ocupação, sirva em comissões de serviços profissionais e participe da divulgação de sua profissão entre os jovens. Os rotaractianos buscam que todos sirvam sempre da melhor maneira através de suas capacidades.

Experiência em Liderança

O Rotaract é uma organização que congrega futuros líderes. Servir em cargos do Rotaract é sinônimo de maior experiência em liderança. A pessoa aprende como motivar, influenciar e liderar aqueles que já são líderes ou pretendem ser. Os rotaractianos tomam como base os Rotarianos que são pessoas de prestígio: líderes de negócios, profissionais, artísticos, governamentais, esportivos, militares, religiosos e muitos outros. Em suas fileiras encontram-se executivos, diretores e profissionais de destaque, ou seja, pessoas de influência acostumadas a tomar decisões.

sábado, 24 de setembro de 2011

A vida é pura doação

Por: Juliana Machado Borges


A vida é feita pura e unicamente de doação. A todo o momento, doamos um pouco de nossas vidas para algo, seja ele bom ou ruim. Isto é incrível: doar nossa vida e nem perceber o quanto esse gesto é valioso e importante. Esse ato fica eternizado no espaço de tempo que ele durou, segundos, minutos, horas.


Agora, refletindo sobre esse feito contínuo de sempre dar um pouco de si, o que realmente estamos transmitindo ao outro? Que reflexos nossas atitudes tem trazido às nossas vidas?

Palavras e sentimentos são gestos que emanam um pouco do que somos, deixam transparecer boa parte do que realmente acreditamos. Eu acredito na doação mútua, não aquela por caridade, mas aquela que nos faz melhores do que somos pelo brilho no olhar gerado nos outros por simples atitudes nossas.


Foi justamente essa felicidade em doar-se a causas humanitárias que me fez acreditar no ideal rotário “dar de si, antes de pensar em si”, pois ao nos engajarmos em um projeto de benefício ao próximo, sem querer, encontramos o real sentido do amor. Ele transborda na alegria incontida, expressa por quem recebe o nosso melhor, a nossa atenção, o nosso zelo.



Pequenos gestos de amor não nos consomem, eles nos engrandecem. Fazem-nos crer que tudo pode ser diferente, basta cada um acreditar e depositar seu empenho para um mundo mais igual.
           
A igualdade de oportunidades e de valores depende de cada um de nós, doe um pouco de você, acredite no bem, faça despertar a solidariedade e o humanismo existentes em seu interior. E não se surpreenda se de repente estiver rindo à toa por não se caber de tanta felicidade.






* Juliana Machado Borges é sócia-fundadora do Rotaract Club Terra dos Poetas. De 2009 a 2011, ocupou o cargo de vice-presidente do Club. Atualmente, é presidente da Avenida de Prestação de Serviços.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rotaract realizou concurso cultural

Durante a semana farroupilha, o Rotaract Club Terra dos Poetas, com o apoio dos professores, organizou um concurso cultural na Escola Municipal Aurora Mello Lubnon. A atividade teve por objetivo instigar os alunos a criarem textos e desenhos baseados na releitura de contos e da história da Revolução Farroupilha.

Mascote do Rotaract na semana farroupilha

A Rotaractiana Amanda Canterle, e a interactiana Clarissa Guerra foram as responsáveis pela leitura e análise dos diversos textos e desenhos. Na modalidade texto o vencedor foi o aluno André do Amarante do 6° ano; já na modalidade desenho, Camilly Lacerda do 3° ano.
As premiações foram entregues no dia 17, durante o “almoço farroupilha” realizado na escola.

Parabenizamos  todos os alunos pelo empenho, e agradecemos o grande apoio da direção e professores da escola.


Em tempo- Comunicamos que a vencedora da rifa sorteada dia 17 de setembro foi: Emelisse Bertasso

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Rotaract sorteará...

Um colete da Griff Confecções e uma bombacha, marca pampeiro, de Gilmar Uniformes. O sorteio será dia 17 de setembro, às 17h, no programa Rotary em Ação na Rádio Central FM.

Os números para concorrer estão a disposição com integrantes do Rotaract, no valor de R$1,00

O valor arrecadado será aplicado nos projetos do clube no decorrer do ano.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"É hora de agir"



Por: Cássio Lavarda

Há um ditado que diz: "Faça o bem sem olhar a quem, porque o obrigado nem sempre vem". Além de tomar isso como um lema pessoal a cada dia de nossas vidas, devemos demonstrar sempre nossa mais profunda gratidão a todos que, de alguma forma, apóiam moral ou financeiramente nossos projetos e objetivos. Num mundo onde milhares de pessoas vivem à margem da mais absoluta miséria e pobreza, temos a nobre missão de administrar nossos recursos com sabedoria e responsabilidade.

  Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Rotary nos dá a oportunidade de colocarmos nossa criatividade em ação, de pensarmos em projetos simples que façam a diferença em nossa comunidade, mas que não dependam sempre de fundos, doações ou investimentos. A escassez de recursos financeiros nunca pode se tornar um fator limitante em nossas atividades, nem seja um motivo de desânimo ou preocupação, mas sim uma inspiração para que façamos o melhor com o que temos e para que pensemos além das possibilidades que já cogitamos.

  É louvável, por exemplo, que se dê de comer aos que tem fome ou de vestir aos que tem frio. Mas se a caridade fosse tão somente isso, aqueles que mais necessitam ou que quase nada possuem de bens materiais estariam então impedidos de auxiliar seus semelhantes. Mas sabemos que não é assim. Todos podemos contribuir para melhorar o mundo à nossa volta; basta conhecermos bem a nós mesmos.

Devemos criar sugestões de projetos pensando nas coisas de que mais gostamos, não importa o que seja: ler, desenhar, praticar esportes, jogar vídeo-game, plantar árvores, colecionar selos... Nossas profissões e nossos gostos pessoais nos ajudam a desenvolver talentos únicos. Pensem naquilo que os motiva e que atrai seu interesse, nos assuntos que melhor conhecem e naquilo em que são realmente bons. Sempre temos algo de útil para ensinar aos outros, tanto quanto temos a aprender com eles.


Mais importante do que aquilo que fazemos para os outros, é a intenção com a qual fazemos. Façamos tudo sempre de coração aberto, lembrando que muitas vezes, nossa atenção e nosso carinho se fazem mais necessários aos nossos semelhantes, do que qualquer outro tipo de ajuda física ou material que possamos dar a eles.




Desta forma, peço, companheiros e companheiras, para que jamais subestimem a si mesmos. Todos sabemos que heróis com super poderes só existem na ficção. O mundo é feito de pessoas simples e comuns, como eu e vocês, mas muitas destas pessoas já deixaram seus nomes na história apenas por preferirem agir ao invés de cruzar os braços e esperar. Caros amigos, se alguma vez lhes disserem "água", não se restrinjam a pensar numa única gota ou num simples copo; tampouco se dêem por completamente satisfeitos com uma cachoeira. Imaginem um oceano e tenham apenas o céu como limite para o que pode estar mais à frente.

Cássio Lavarda é membro do Rotaract Club Terra dos Poetas. Para ler mais textos de sua autoria visite: http://caminhosdafloresta.wordpress.com/

domingo, 4 de setembro de 2011

Primeiro programa " Rotary em Ação" foi um sucesso!

João Matheus, Francini Zanella e Dalvana Tamiosso

Estreiou neste sábado o programa Rotary em Ação, na Rádio Central FM. A entrevistada, Ayda Bochi Brum, rotariana, falou sobre a importância da liderança juvenil e o seu engajamento na organização e fundação do Rotaract Club Terra dos Poetas.

Para mais detalhes visite:http://rotary-em-acao.blogspot.com/



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

É neste sábado, na Central FM!


Amanhã, estreia o programa Rotary em Ação,  às 17h, na Rádio Central FM 87.9!!


 

Ouça pela internet no site da rádio: http://www.radiocentralfm.net/ 

Para participar do programa, envie email ou adicione no MSN: rotaryemacao@hotmail.com

Apoio: Mecânica Jornada, Dra. Sônia Nicola, Flávio Viero Imóveis, Tornearia Fleck e Expresso São Miguel.

Não perca!!!