Herbert Taylor Presidente de Rotary International – 1954-55
Autor da Prova Quádrupla
A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
1. É a VERDADE?
2. É JUSTO para todos os interessados?
3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4. Será BENÉFICO para todos os interessados?
Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano Herbet Taylor de Chicago que a idealizou. Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.
Que mundo incrível este nosso! Os avanços tecnológicos estão ocorrendo com tanta velocidade, causando mudanças constantes nas nossas profissões e na vida pessoal. Ainda assim, aproximadamente um terço da população mundial continua vivendo em condições mínimas de sobrevivência. É um contraste muito grande e motivo de preocupação.
O Rotary tem, ao mesmo tempo, uma herança digna e um futuro brilhante. A minha missão principal como presidente é destacar a vitalidade e viabilidade dos Rotary Clubs e ajudá-los a ter sucesso no meio das mudanças pelas quais a sociedade vem passando.
Esta é uma tarefa importante porque são os clubes que trazem alívio aos problemas da sociedade e, desta forma, fazem do nosso mundo um lugar melhor.
Ventos de mudança era uma expressão nova quando eu era bolsista do Rotary na África do Sul, no início da década de 60. Ela faz-me pensar nas mudanças que a nossa sociedade e, por consequência, a nossa organização vêm sofrendo.
Estamos hoje passando por uma fase de inovações no Rotary International.Temos a habilidade de analisar todos os nossos programas e práticas para decidir se eles podem ser melhorados e de que maneira isto pode ser feito, respeitando os nossos valores. Espero que os rotários saibam aproveitar esta oportunidade para identificar e implementar mudanças nos seus clubes e distritos. O Rotary pulsa nos nossos 33.000 clubes e são eles que trazem mudanças, sempre Fortalecendo Comunidades – Unindo Continentes . Se conseguirmos tornar os nossos clubes Maiores, Melhores e Mais Fortes no próximo ano, ficará claro que o futuro do Rotary será brilhante. Temos sorte de ser rotários e, assim, poder fazer do mundo um lugar melhor!
O Rotaract realizou no ultimo sábado, dia 10 de Julho, a Caravana do Agasalho. O bairro Atalaia foi escolhido, nesta primeira edição do projeto, para receber as doações que foram arrecadadas durante o Arraial do Clube União e ao longo do mês de Junho.
O que realmente significa ser um líder? Pelo que podemos ver a maioria das instituições, governos, empresas de grande porte e outras organizações centralizam o que eles querem e não o que o mundo precisa. Isso não é um exemplo de verdadeira liderança.
A verdadeira liderança é a sua habilidade de inspirar pessoas a agir. Significa conquistar por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas… E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.
Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter. E o que é caráter? É o seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja. Faça desse compromisso uma rotina. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino. O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter.
O verdadeiro líder se preocupa muito mais com o próximo e só depois com ele mesmo. Há dois caminhos a serem seguidos para uma trajetória de liderança. O primeiro é viver uma vida rodeado de egoísmo e explorar as pessoas próximas para beneficio próprio. Temos um resultado devastador, guerras, destruição e sofrimento. A segunda forma de liderar é aonde você pode espalhar amor, vida, esperança e sabedoria. Há exemplos no mundo atual dos dois casos. O que você tem que decidir é qual líder deseja ser nos próximos anos.
Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta, certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor.
Penso que uma verdadeira mudança na consciência do mundo está muito perto. As pessoas que conhecem seu próprio potencial e passam um exemplo de bondade e amor ao mundo, ajudaram a tornar o mundo cada vez melhor.